segunda-feira, outubro 08, 2007

Machado blogueiro?!

"13 de julho
Sete dias sem uma nota, um fato, uma reflexão; posso dizer oito dias, porque também hoje não tenho que apontar aqui. Escrevo isto só para não perder longamente o costume. Não é um mau este costume de escrever o que se pensa e o que se vê, e dizer isso mesmo quando não se vê nem pensa nada".
(Machado de Assis, no trecho do livro Memorial de Aires)

---------------------------------------------------------------------------------------------

Um dos últimos romances de Machado de Assis, publicado em 1908, Memorial de Aires demonstra que o autor já vislumbrava a linguagem autobiográfica dos blogs, inclusive com as reflexões metalingüísticas acerca das técnicas de escrevinhar. Sempre à frente do seu tempo, Machado escreve em forma de diário de bordo, como qualquer um de nós, que se empolga, cansa, viaja, descreve, reflete, inspira, ou mesmo, como no trecho acima, fica dias sem inspiração, e escreve apenas para preencher o papel.

Ao narrar a vida da família Aguiar, e principalmente de Fidélia, Conselheiro Aires também descrevia a sua vida, e as suas muitas reminiscências quando voltou a morar no Rio de Janeiro, depois de longa jornada como diplomata em Portugal. Ao mesmo tempo, Machado (ou o próprio Conselheiro) criticava a sociedade da época, sempre com a sua fina ironia. Machado, por meio do Conselheiro Aires, pode ser considerado o mestre dos blogueiros, por quê não?

Trilha: Memorial de Aires, de Machado de Assis (1908)

3 comentários:

Rodrigo Alves disse...

Voce acabou de me motivar a voltar ao tempos de colégio e reler Machado de Assis. Já tinha tempos que eu gestava essa vontade de voltar com uma cabeça mais madura para a obra. E viva um dos nossos primeiros blogueiros – senão o primeiro (rs). Abração;

Rodrigo Alves disse...

Quando tiver um tempinho (desculpe a mensagem padronizada), visite o novo projeto que Erika e eu estamos tocando: um blog cultural. Visite www.pluralblog.blogspot.com e divulgue. Se puder, coloque um link no seu blog. Obrigado. Abração.

Eduardo Sartorato disse...

Vixe!! Pirei..... que viagem, hein rapaz!! legal, gostei do que li!!

abraços!!