terça-feira, abril 24, 2007

Escritor: Profissão em extinção ?

Pensar, e pior ainda, escrever algo inteligente é muito difícil. Para redigir esta frase não demorei mais que alguns minutos. Talvez porque eu esteja escrevendo em um blog. Isto também implica que qualquer um pode escrever qualquer coisa. E pode mesmo.

Também fiquei pensando porque não nascem mais tantos escritores talentosos. Meu pensamento ainda está confuso sobre este assunto. Talvez seja porque as pessoas precisam trabalhar? Ou porque ninguém mais financia todo o processo artístico literário, apenas o produto? Ou porque existem escritores de mais e leitores de menos?

Agora tenho uma fiapo de explicação. Parece que todo o mundo já disse tudo. Então para quê escrever um livro sobre o que já foi dito? A coisa piora quando é ficção. Depois de um tempo, sempre algum livro parece com aquela novela, ou, com aquele filme. Escritor hoje precisa suar bastante para estimular a criatividade.

E alguns ainda insistem em se basear na realidade. Sempre tem alguém para dizer que algo aconteceu lá na Virgínia, ou na coletiva de Sandy e Júnior, ou que a Grazi separou de fulano, ou que, o monte de juiz corrupto foi preso pela Justiça federal. Essa realidade parece uma obra de quem não tem o mínimo de criatividade.

Há sempre aqueles que consideram as obras de ficção mentiras e pura bobagem. Isto porque ainda não assistiram a TV Câmara ou a TV Senado. Uma competição de deixar Peter Jackson, Walt Disney, ou mesmo, Gabriel Garcia Márquez, no chão. Aquilo sim é pura ficção fantasiosa.

Está bem... Não sou déspota, nem autoritário, a ponto de achar que a informação seja prejudicial. Ao contrário, as pessoas precisam estar bem informadas para governarem as suas vidas. Ou mesmo, para se ordenarem nesta louca vida – regida pela solidão das grandes cidades à violência dos rejeitados. Há sempre algo acontecendo o tempo. E sempre tem alguém para dizer isto a um outro alguém. Isto é fato.

Mas isto cria uma conseqüência. As pessoas não podem mais ficar sozinhas para refletir a sua vida. Há sempre uma televisão ou um rádio para dar uma mãozinha na solidão. Se há algum ponto de tristeza, se algo deu errado naquele dia, a pessoa já pode estar à beira da depressão. Deve ser por isto que há poucos escritores. Ninguém mais quer conviver com a solidão.

Trilha: Viagem literária

7 comentários:

Helen Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helen Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hebert Regis disse...

Helen, há quanto tempo?
Deu prá perceber que não sou muito bom nisto né? E nem tenho tempo para mexer muito. Mas vou tentar sanar o problema. Se quiser me ajudar, eu aceito... eheeh.
Vou corrigir o erro. Vou colocar um link para o seu blog. Isto eu sei fazer. eheheh. Bjos.

Helen Fernanda disse...

Ficou bonito meu link no seu blog!!! Meu nome é bonito e vai agregar valor à página. :D

Quanto ao template vamos nos comunicar por e-mail para resolver.

Anônimo disse...

Nossa, concordo plenamente. Já deu pra ver que você não tem medo de conviver com a solidão. E é por isso que está aqui, neste blog, escrevendo coisas bacanas. Abração.

Did disse...

Deve ser pq não eh facil conviver com a solidão. Dor ninguém quer mais não! Estamos na era dos Prazeres... ficar sozinho não inclui divertimento!
Bjim
Did

Ana disse...

A Solidão pode até ser uma conselheira. Mas acredito e sei no que acredito que ela não é a melhor companhia.