segunda-feira, junho 27, 2011

Um São João diferente!

E o São João começa a ganhar outras características. No dia 23 de junho, em Macaúbas, na região central da Bahia, continuam as bandeirolas e as fogueiras nas frentes das casas. E todos saem para comemorar a data com os vizinhos e amigos com muita comida típica. A festa na cidade, assim como em muitas outras da Bahia, incorporou a atração de turistas. E para isto não poupou esforços, e conseguiu.

Lotou a tradicional praça da Igreja Matriz com cerca de 30 mil pessoas para assistir ao show da cantora Paula Fernandes, atualmente umas das sensações da música brasileilra, e a dupla Milionário e José Rico, que ainda encanta os mais saudosista. Para os mais animados, e com referência ao axé, e direito a abadá (veste tradicional do carnaval da Bahia) e fechado por cordas, o bloco "Tô quentão" traz durante três dias as estrelas da bandas de forró em cima de um trio elétrico, e entoa hinos do São João em um ritmo que não deixa ninguém parado.

E para quem ainda não contentou, mais festas são organizadas. Também com uniforme padronizado, cerca de três bandas tocam da hora do almoço até o início da noite. Estas festas não atraem somente pela bebida e comida inseridos no valor do ingresso, mas pelo caráter tradicional delas. A festa do "Tô nem Tchum", promovida há onze anos, é celebrada embaixo de um tamarindeiro, e atrai também os moradores da cidade. Na festa do "Tanque Cheio", antes feita entre amigos no quintal de uma casa da própria cidade, já começa a aumentar o espaço para os fãs do forró. Ao saber que a festa é feita para os próprios moradores, os turistas viram macaubenses durante o São João, e começam a aguardar ansiosos por mais um ano de festa.

Nenhum comentário: