sexta-feira, julho 08, 2011

O jogo da informação

Nunca achei, nem mesmo quando ingressei na faculdade, que o Jornalismo não estava vinculado a negócios. Mal ou bem, jornalistas precisam de salários (acima do piso, diga-se de passagem), jornais precisam de estrutura para que os jornalistas trabalhem, e os donos precisam lucrar. O jogo do "morde e assopra" sempre aconteceu. Estatais e empresas investem em imprensa muitas vezes para que jornalistas não se aproximem, ou se calem. Os veículos e jornalistas tinham a informação, mas simplesmente por conivência ou conveniência não divulgavam. E este jogo, ao menos até agora, determinava a chamada "agenda pública".

Com o grande acúmulo de rede de informações, assessorias de imprensa, e mídias sociais, os jornalistas passam por uma crise. E penso: os profissionais passam mais tempo tentando monitorar o mercado para vender informação do que trabalhar o produto. Em uma comparação grotesca, com uma fábrica de arroz, é quando o setor de marketing desta dita "fábrica" cuida do produto até a hora da venda, mas esquece do arroz na prateleira, e a reação do consumidor com o arroz na mesa. Nem informação para guardar e utilizar para entrar no jogo os veículos de comunicação e os jornalistas acumulam mais. Ou seja, é falência na certa.

Atualmente com as redações enxutas os jornalistas trabalham com pautas frias e geralmente ligadas ao setor comercial, com informações "requentadas" das assessorias de comunicação. Conversam com fontes anunciantes, e com a população apenas para conseguir personagens para ilustrar os assuntos. E quem em sã consciência gosta de se informar desta maneira? Os jornais estão cada vez mais parecidos com assessorias de imprensa, e perdem mais tempo buscando clientes do que informação.  E os veículos e jornalistas perdem cada vez mais espaço tentando vender um produto sem sal e sem gosto.

2 comentários:

Erika Lettry disse...

Hebertito, vc está se tornando um verdadeiro pensador da comunicação! Q lindo..hehehe.

Antônio LaCarne disse...

parabéns pelo blog, minha primeira vez aqui. muito inspirador e de ótimo conteúdo informativo.

abraço.