quinta-feira, julho 14, 2011

O discurso da imagem

Na regra do jornalismo, principalmente de veículos, é necessário revisar e checar principalmente as informações. Um erro pode causar uma grande dor de cabeça. A falta de conhecimento prévio de determinado assunto, o estranhamento entre jornalistas e entrevistados, e principalmente os ruídos de informação. Quem já fez entrevista por telefone com uma sala cheia de gente conversando sabe o que é isto.

Nas assessorias de comunicação na teoria estes problemas inexistem. O amplo acesso ao tema e às fontes possibilitam escrever informações seguras e confiáveis. Mas existe algo muito mais difícil, que merece análise constante. O discurso da instituição. Infelizmente não existe nenhum tipo de manual do que escrever e como escrever. Isto o assessor precisa ir trabalhando aos poucos com as fontes, buscando a melhor forma de passar a imagem pública.

Uma noticia que dentro da redação passa pela mão de 2 ou 3, nas assessorias podem passar na mão de 6 ou 7. E todos com uma opinião diferente como a instituição precisa se posicionar naquele momento. Em ações positivas, isto se torna mais fácil, mas em momentos de crise ou assuntos que possam gerar distorçoes ou problemas que afetam diretamente a imagem, uma sentença ou uma palavra em um tom um pouco mais agressivo podem gerar um grande celeuma institucional.

Ou seja, dos veículos de redação às assessorias de comunicação, os jornalistas continuam com o grande papel de comunicar, e o que são apenas as dificuldaes em imprimir o conteúdo e o discurso.

 

Um comentário:

Eduardo Sartorato disse...

Eu já provei as dois lados da moeda e prefiro, sem pestanejar, a redação. A parte boa da assessoria é o salário. Gostaria de trabalhar em redação e receber por assessoria, rsrsrsrs.....

Cara, me desculpe o atraso, mas gostaria de te desejar um feliz aniversário oito dias depois. Muitas felicidades, saúde e paz. Este mês eu estou um pouco aéreo, com muita coisa para pensar e estou esquecendo de tudo. Talvez seja a idade, rsrs!!

grande abraço!!