sábado, agosto 20, 2011

Uma piada é não é apenas uma piada


Uma piada é só uma piada, como afirma Zurita, do Programa Pänico, ao defender Danilo Gentilli, de outro programa CQC,quando este afirmou que apenas mulher feia é estuprada, e que o estuprador merece um abraço. Poderia dizer também que uma notícia é apenas uma notícia, uma difamação é apenas uma difamação e por aí vamos indo. Existe uma grande diferença, no entanto, entre contar uma piada numa mesa de bar aos meus amigos e contar uma piada na televisão. Assim como também existe uma grande diferença em compartilhar uma simples informação, ou simplesmente um boato nesta mesma mesa de bar, ou publicar em um jornal, blog, ou num programa de rádio.

A diferença está na dimensão e no alcance que a notícia ou a piada podem alcançar. Ser politicamente é mais chato, não dá ibope, e não aumenta salário, assim como uma notícia bem checada pode deixar de ser manchete porque preferiu diminuir o impacto de uma denúncia, por exemplo,porque resolveu ouvir a outra parte. Ser politicamente correto, ético e responsável socialmente ainda é como agem a maioria dos profissionais jornalistas e também a classe dos humoristas (já que análise começa por uma piada). 

Para que a sociedade não prescinda à liberdade , e passe a regular os abusos com censura, é preciso que uma maioria crítica (ou a opinião pública) continue observando e criticando os abusos. Porque a melhor censura é a crítica da classe e dos colegas. Infelizmente Zurita perdeu a oportunidade de olhar com mais autocrítica a atuação da própria profissão. Sinto, mas uma piada não é apenas uma piada.

2 comentários:

Erika Lettry disse...

Assinando embaixo (virtualmente...rs).

Eduardo Sartorato disse...

Apenas uma correção, amigo. A piada não é do Danilo Gentili, mas do Rafinha Bastos. No conteúdo, sim, é um verdadeiro abuso.

abraços!!