quarta-feira, janeiro 26, 2011

Brasileiros em Bray

Antes de escolher a escola de inglês na Irlanda, e obviamente pagar, um dos pré-requisitos é que não tivessem brasileiros. Conversei antes na escola para me certificar. Quando entro no primeiro dia de aula, quem encontro, dois brasileiros. E depois descobri que na mesma escola, em Bray, tem cerca de 10 brasileiros. Fico imaginando em Londres, ou em Nova York.

Mas então, como não poderia ser o contrário, os brasileiros são muito legais, e as pessoas acabam se unindo pela nacionalidade. No entanto, em ATC em Bray, existem dois grupos de brasileiros, o que fala apenas em português, e outro que fala apenas inglês. Acabei neste último por questões práticas. Os brasileiros que estão na minha turma participam deste grupo, e porque vou ficar apenas um mês e tenho que aproveitar o investimento.

Tá ok. Abro uma exceção para a Natália, oriunda do Rio de Janeiro, mas que mora na França, com a mãe. aliás, ela pensava q eu era boliviano, chileno, ou algo parecido. porque eu não falava português. Acho que nem cheguei a falar nada na frente dela, mas tudo bem. Ela aliás nos chama de "Renegadores da Pátria".

A verdade mesmo é que sinto falta de me ouvir falar português (nunca pensei que diria isto!), e sinceramente estou mais tranquilo em relação a isto. Não vou deixar de aprender mais ou menos inglês se eu falar um pouco de português. By de way, sou brasileiro, moro no Brasil, falo português, e infelizmente não vou sair falando inglês fluentemente em 1 mês. Patience. One step at a time!

4 comentários:

Eduardo Sartorato disse...

É, infelizmente isto é um grande problema. Por mais que falem só inglês, um grupo de brasileiros é a pior coisa que uma pessoa que quer aprender uma língua estrangeira pode encontrar pela frente.

Lembro-me bem que o período que eu mais intensifiquei o aprendizado de língua estrangeira foi em Perugia, quando eu estudei italiano por um mês. Não havia nem meio brasileiro do meu lado. É claro que a gente sente falta, mas depois vê que foi a melhor coisa que poderia acontecer. Mesmo porque você acaba fazendo amizade com aqueles cuja a nacionalidade também é renegada. Por exemplo: na minha turma tinha muito chinês, então era difícil fazer amizade com eles, pois andavam sempre em grupo, falando a língua deles. Acabei fazendo muita amizade com um alemão, dois japoneses, uma indiana e uma americana (e um francês no final do curso), que eram minorias e não tinham "grupos" para andar. Como eu também não tinha, ficamos muito amigos.

Em Londres já foi diferente. Em uma turma de uns 15, oito eram brasileiros. Isto sem contar os outros, de outras turmas. Era muito difícil você fugir deles. Mesmo porque, depois de um tempo, você acaba ficando com saudades de bater aquele bapo na sua língua e se entrega. Mas para o aprendizado da língua é um desastre. Fiquei três meses lá e aprendi pouco.

Abraços e boa sorte aí!!

Hebert Regis disse...

Valeu Sartora, é realmente uma ótima experiência. E com certeza ficamos diferentes. O que eu percebo é que o sentimento de pertença é realmente forte. O pessoal realmente se une. Mas escola de inglês é sempre cheia de brasileiros, mas está certo quanto a fugir dos brasileiros. Mas tenho tido muita sorte, porque os brasileiros só falam inglês, e estou em host house, onde moram outros estudantes. Então falo apenas inglês. Devo melhorar um pouquinho, mas infelizmente estou longe da fluência.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OI tudo bem?
Desculpa invadiar assim, mas achei o blog pelo google e fiquei bem interessada pois embarco para a Irlanda em agosto mais estou na duvida entre Bray e Dublin, será que pode dar uma ajudinha???

Queria saber a respeito de Bray, como é a cidade e como é a escola Atc ...

aguardo a luz.rs
aline