segunda-feira, novembro 12, 2012

Envelhecer deveria ser algo natural... mas...

 Como naquela frase que todos uma vez na vida já repetiram. “Nascer, crescer, amadurecer ,reproduzir, envelhecer e morrer”. Envelhecer deveria ser algo natural... mas não! Começamos a nos desesperar com os primeiros fios de cabelo branco, com as rugas, e enfim com a bendita frase. “Tio, o sr. pode passar esse cardápio”. Apesar de achar que não, sim, as pessoas envelhecem, para o bem ou para o mal.

Embora se preparem objetivamente para esta questão, ao aplicar parte da renda na aposentaria, as pessoas precisam se acostumar simbolicamente com o futuro na velhice. Assim como uma doença ou uma praga que leva as pessoas a se afastarem, ou numa mera substituição de máquina, a atual sociedade rejeita abruptamente o velho, e abraça envaidecido o novo. São notícias o novo livro, o novo celular, o novo carro, que nos ajuda a marcar o tempo que hoje passa tão rápido.

E o velho?! Boa pergunta! Ninguém (eu digo ninguém!) está preparado a estar velho ou lidar com velhos! Enquanto isto, vamos apenas repassando a mensagem ao cerébro, repelindo a imagem do envelhecimento, e apenas refletimos quando o fatídico número está no bolo de aniversário, ou algum novo acidentalmente nos chama de “velho”. Sim, porque, os eufemismos estão aí para nos fazer esquecer, e nos enchem de bela idade, terceira idade, melhor idade, e deixamos de encarar as doenças crônicas e degenerativas.

Tratar os anos como uma dáviva, reconhecer falhas e acertos, e saber o lugar na sociedade e não precisar provar nada para ninguém deveria ser algo recorrente. Assim, o futuro poderia ser encarado de forma menos solitária, e amparado pelo pouco que se junta para bancar remédios para aliviar dores e as doenças degenerativas. A regra hoje é afastar os velhos do trabalho, porque todo o conhecimento estará defasado, da família, para abafar histórias chatas do passado, dos amigos, que estarão presos em suas casas, ou mortos.

Tudo porque a nossa sociedade (e ninguém!) não está preparada, ou sequer pensa, em lidar com a velhice! Embora tenha aprendido que o estado final é a morte, e que antes dela vem a velhice, ainda estou aprendendo e me preparando para lidar com esta realidade. Embora seja algo que vamos precisar pensar, vamos adiando como notícia ruim ou aquele trabalho de dificil aceitação. Adiar a pensar na velhice é tirar a nossa responsabilidade do futuro, deixando ao acaso o que vier.





Nenhum comentário: