sexta-feira, julho 06, 2012

As redes sociais e impacto no real


As redes sociais estabelecem novas formas de agir e interagir no mundo social, alterando as percepções e as relações sociais, embora fique cada vez mais dificil precisar como os conteúdos simbólicos socializados na rede impactam os indíviduos. Sabe-se, no entanto, que a recepção das formas simbólicas implicam em um processo contextualizado e criativo de interpretação. E que obviamente possuem ressonâncias claras e grande impacto no mundo real.

É só lembrar de protestos gerados pelas redes sociais como o “Churrasco da Gente Diferenciada”, em maio de 2011, para defender a criação de uma estação de metrô em Higienópolis, em São Paulo (SP) quando os moradores do bairro se mostraram contrários, alegando uma espécie de “popularização” da área. Ou mesmo a condenação a 1 ano, 5 meses, e 15 dias de prisão por crime de racismo por uma estudante de direito que divulgou na rede social Twitter a seguinte mensagem: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”.

Diferente de um processo de comunicação face a face, em ambos os casos houve manifestações de um produtor da informação, que ao emitir sua opinião desconsiderou que a informação seria “afastada do seu contexto, tanto no tempo quanto no espaço, e reimplantada em novos contextos que podem estar situados em tempos e lugares diferentes”. Ou seja, avaliou que não seria lido e que sua opinião não teria importância. Ledo engano. Uma “massa” midiática se levantou contra o preconceito social e racial “. E que a fiscalização descentralizada e entre os usuários da própria rede continue!




Um comentário:

Anônimo disse...

Tire o seu racismo do camunho, que eu quero passar com a minha cor. ( Georges Najjar Jr - Desaforismos )