quinta-feira, março 25, 2010

Big Brother da falsidade

Teve uma época que eu passava raiva com o Big Brother. Quando tentavam humilhar alguém ou quando via alguém indefeso, ou quando armavam para algum concorrente. A verdade que sempre ficamos do lado mais fraco da história. O problema é que este lado se cria, e neste Big Brother 10, eles tentaram criam esta polarização, mas em uma história em que cada semana se tinha um vilão e o mocinho. Por quê?

À cada semana eles faziam um personagem diferente. Ninguém quis assumir os riscos de entrar na casa de maneira verdadeira. Tinha uma Angélica e uma Elenita, que às vezes faziam isto, mas todos ali entraram como se tivessem algo a perder. "Entram num programa como esse, e ficam com medo de se mostrar?"

Ali era tudo pela metade. Tem paty, brucutu, barraqueira, viados, lésbicas, travesti, preto, tinha de tudo, mas sinceramente sempre tinha algo de estranho. Tá certo que a vida é estranha, mas eles começaram a inventar uns personagens que não combinavam com a história. É o brucutu sensível, o viado que gosta de mulher, a santinha que fala mal dos outros, é o preto que vira branco, o mocinho indefeso, é a mocinha valente. É o burro querendo ser inteligente. Mas eles não conseguiram manter isto.

As pessoas precisam se assumir como são. E neste Big Brother mostrou que as máscaras estavam todas em pé, e que às vezes ser normal, é ser você, com erros e acertos. Não precisa ficar pregando isso, como a Lia faz, porque ela deve ter dupla personalidade, faz uma coisa e diz outra. Mas é incorporar isto. Neste Big Brother aprendi que é melhor assumir os riscos da normalidade do que fracassar na excentricidade.

É preciso assumir os riscos da nossas escolhas. E falta é gente corajosa para encarar isto. Até agora os ganhadores tinham esta autenticidade. Desta vez, pelos candidatos que temos, ganha a falsidade de querer ser um outro alguém, como rico e famoso. Então nesta história toda de Big Brother vai reinar o mais "hipócrita". Do jeito que vai é Lia, em primeiro, Dourado, em segundo, e Fernanda, em terceiro lugar.

2 comentários:

Eduardo Sartorato disse...

Porra baiano!! (com o perdão da palavra, rsrs) Eu estou longe, só vi a primeira semana do BBB e então não vou comentar. O que estou assustado é o tanto que você está escrevendo este mês!! Parabéns!!

Hebert Regis disse...

Fala Ed, deve ser porque estou com mais tempo este semestre. Estou apenas com duas disciplinas. Semestre passado estava com duas disciplinas e cinco orientações e trabalhando o dia todo. Pensei que não fosse sobreviver. rs. abração!!